+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

06/11/2025 - Surto leva Europa a ordenar confinamento de aves

Saiba como o surto de Influenza Aviária levou a Europa a adotar medidas drásticas de biossegurança e confinamento de aves

O setor avícola europeu está em estado de alerta máximo devido a um aumento explosivo no número de surtos de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP). A temporada da doença, que habitualmente acompanha a migração das aves no outono, chegou com força e antecedência, forçando uma corrida dos governos para implementar medidas drásticas de biossegurança. O número de focos detectados na Europa nesta temporada já chega a 688, um contraste alarmante com os 189 registrados no mesmo período do ano passado.

Em resposta direta ao risco representado pelas aves selvagens infectadas, múltiplos países estão ordenando o confinamento obrigatório de todo o plantel avícola comercial e doméstico. A Irlanda foi a nação mais recente a adotar a medida nesta quarta-feira (5), após confirmar seu primeiro surto em três anos. A decisão irlandesa segue um movimento que já havia sido tomado pela França, Holanda e Bélgica em outubro, e pelo Reino Unido, que emitiu a ordem de alojamento na terça-feira (4).

O epicentro do problema nesta temporada parece ser a Alemanha. Dados da plataforma de vigilância sanitária da França mostram que, dos 136 surtos totais na UE e Reino Unido (entre 1º de agosto e o fim de outubro), 58 ocorreram em granjas alemãs — um salto dramático em comparação com os apenas oito focos no mesmo período de 2024. Quinze dos 27 países da UE já registraram surtos. “Todo o padrão da gripe aviária está mudando… Os desafios deste ano são que ela chegou provavelmente um mês antes do normal”, resumiu Nigel Sweetnam, presidente do Comitê Nacional de Aves da Associação de Agricultores Irlandeses.

 

Fonte: Agrimídia 
Créditos de imagens: Agrimídia 

Galeria de fotos
Gripe-Aviaria