+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

09/01/2023 - Possível problema de abastecimento de frango no mercado francês

Como apontado pelo governo francês, o número de casos de gripe aviária chegou em 260 em dezembro de 22 Segundo as autoridades sanitárias daquele país, a gripe aviária chegou a nível preocupante, houve um aumento de 160% nos casos, comparando se com agosto Como isso deve impactar as exportações de frango in natura do RS?

Comparando se o acumulado de jan/dez-22 com o de 21 houve um incremento de 28,6% na receita de exportação (em US$) desse bem, com o efeito quantidade sendo responsável por 7% do incremento. Embora a exportação dessa mercadoria tenha Emirados Árabes Unidos (15,5%) e Arábia Saudita (15,4%) como destinos principais, o atual problema sanitário francês pode permitir maior penetração do produto gaúcho nesse mercado nos próximos meses, principalmente se o controle do vírus não for feito de maneira mais eficiente. Atualmente, o RS não apresenta volume considerável de exportação desse bem para esse mercado, a situação francesa pode ser uma janela de oportunidade para a expansão de mercado consumidor.

Embora os planos sanitários para conter o avanço da doença estejam em andamento, o governo Macron não tem autonomia para agir de maneira isolada, visto que necessita de autorizações sanitárias à nível do bloco europeu. Esse delay nas autorizações pode permitir uma maior penetração de mercadorias com boa procedência, como é o caso das mercadorias gaúchas Além disso, conforme as novas autorizações demoram para avançar, o mercado começará a apresentar escassez do produto levando a uma maior pressão no preço desse bem.

A produção gaúcha apresenta bom reconhecimento internacional, dada a certificação de procedência dada pela Cdial Halal uma das principais companhias certificadoras de produtos alimentícios. A certificação tem benefício duplo se, por um lado, atesta as boas práticas na produção compatíveis com as exigências de consumo do mercado muçulmano por outro, atua como um selo de qualidade sanitária para o produto. Essa certificação, portanto, permite uma vantagem competitiva, via qualidade, para as nossas exportações.

Outro ponto importante é com relação aos preços. Segundo o Meat Price Index calculado pela FAO, um índice de preços que acompanha a trajetória de preços de diferentes tipos de carnes no mundo, comparando se dez/22 com relação a dez/21, houve um incremento de 12,6% nos preços das carnes de aves. Destaca-se que a Europa passa por um período de inflação alta (em novembro a inflação ao consumidor, acumulada em 12 meses, passou de 10%).

Fonte: FIERGS
Créditos de Imagem: FIERGS

Galeria de fotos
Possível problema de abastecimento de frango no mercado francês