+55 (51) 3228-8844
coesars@coesars.com.br

14/02/2025 - Novos surtos de influenza aviária preocupam Ásia e Oceania

Vírus H7N8 e H5N1 são detectados em aves domésticas e selvagens, levantando alerta para a necessidade de medidas de controle rigorosas.

A influenza aviária de alta patogenicidade (HPAI) continua a ser uma ameaça global para a saúde animal e para a produção avícola. Nas últimas semanas, novos surtos da doença foram detectados em diferentes países da Ásia e da Oceania, reacendendo a preocupação com a disseminação do vírus e seus impactos.

Austrália:

Após um período de controle da situação da HPAI relacionada ao vírus H7N8, um novo foco da doença foi identificado em uma granja de aves poedeiras caipiras no estado de Victoria, Austrália. Mais de 500 aves morreram e as autoridades estão investigando a origem do vírus, que se assemelha geneticamente a cepas encontradas em aves selvagens australianas.

Índia:

O vírus H5N1 HPAI retornou ao estado de Maharashtra, na Índia, após um hiato de três meses. A presença do vírus foi confirmada em aves de fundo de quintal em quatro localidades diferentes, incluindo um subúrbio de Mumbai. As autoridades estão investigando a fonte da infecção, que pode estar relacionada à morte de aves selvagens na região.

Coreia do Sul:

A Coreia do Sul enfrenta um aumento no número de surtos de HPAI em granjas comerciais de aves. Desde o início de fevereiro, 14 novos focos da doença foram identificados, elevando o total para 35 desde meados de outubro. O vírus H5N1 é o principal responsável pelos surtos, que já afetaram cerca de 1,45 milhão de aves, principalmente galinhas e patos.

Japão:

O Japão também registra um aumento no número de casos de HPAI, com 51 surtos confirmados em aves domésticas desde outubro. O vírus H5N1 é o predominante e já afetou mais de cinco milhões de aves, principalmente galinhas poedeiras. A detecção do vírus em aves selvagens na ilha de Kyushu também preocupa as autoridades.

Medidas de controle:

Diante da crescente disseminação da HPAI, os países afetados estão intensificando as medidas de controle para conter a propagação do vírus. Entre as ações adotadas, destacam-se a quarentena de propriedades afetadas, o sacrifício de aves doentes e em risco, a vigilância epidemiológica em áreas de foco, a restrição à movimentação de aves e produtos avícolas, e a investigação da origem do vírus.

Preocupação global:

A ocorrência de novos surtos de HPAI na Ásia e na Oceania reforça a necessidade de vigilância constante e de medidas de controle rigorosas em todo o mundo. A rápida disseminação do vírus e seu impacto na produção avícola e na saúde animal exigem uma resposta coordenada e eficaz para proteger a indústria e prevenir a propagação da doença para outras regiões.

 

Fonte: Agrimídia

Créditos de Imagem: Stephane Mahe

Galeria de fotos
birdflu_franca-scaled