26/11/2025 - Influenza Aviária nas Américas: mais de 2.000 ocorrências no espaço de 50 meses
O mais recente balanço da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) aponta que em pouco mais de 50 meses (1º de janeiro de 2024 a 18 de setembro de 2025) foram registrados em países americanos mais de 2.000 ocorrências de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Surpreendentemente, porém, perto da metade desses casos (1.022) não envolveu aves de qualquer espécie e, sim, mamíferos domésticos. Concentrada praticamente toda nos EUA (um único caso no Canadá), a ocorrência envolveu (e continua envolvendo) quase exclusivamente bovinos de leite, mas também gatos domésticos.
Porém, os maiores efeitos – sobretudo na produção de alimentos – continuam incidindo sobre a avicultura comercial, de subsistência ou de fundo de quintal, com perto de 42% do número de casos confirmados no período analisado.
Do total de casos registrados, a maioria absoluta – mais de 93% – ocorrem na América do Norte, cabendo à América do Sul perto de 6,5%. Ou seja: os registros na América Central não chegam a meio por cento, o que não significa que o vírus esteja ausente da região.
Em relação ao Brasil a OPAS registra 34 casos, cerca de 70% deles em aves silvestres. Dos 10 casos restantes apenas um envolveu a avicultura comercial, os nove demais afetando criações de subsistência.
Fonte: AviSite
Créditos de imagem: Banco de imagens ASGAV

Contato
Área Restrita


