27/01/2025 - Avicultura: custo e eficiência
Veja dicas para manter a saúde intestinal e contribuir com a qualidade e produtividade nas granjas.
As exigências do mercado obrigam reduzir ao máximo os custos e aumentar ao máximo a eficiência dos animais, tentando melhorar em todos os índices produtivos, razão pela qual é essencial realizar controles exaustivos das matérias-primas, do manejo e da sanidade e utilizar uma nutrição adequada para as aves.
Para isso, o produtor deve se lembrar que o intestino é um importante órgão para digestão, absorção e o transporte de substâncias e de nutrientes e ainda, é uma barreira natural e imunológica contra infecções, a integridade intestinal tem um impacto direto na eficiência da produção animal e resultado financeiro para o produtor, já que 60 a 75% do custo do quilo do frango passa pelo intestino das aves.
Veja dicas para manter a saúde intestinal e contribuir com a qualidade e produtividade nas granjas:
- 1 – Verificar a qualidade dos ingredientes das rações por meio de análises laboratoriais.
- 2 – Ter uma nutrição de precisão que atenda às necessidades da ave.
- 3 – Garantir uma qualidade e manejo adequado da cama dos frangos, pois ela deve estar seca e confortável para os animais evitando lesões nas aves.
- 4 – Disponibilizar água na medida correta e assegurar sua qualidade.
- 5 – Manejo e Ambiência: regulagem adequada e disponibilidade de equipamentos, comedouros e bebedouros, qualidade do ar e conforto térmico das aves.
- 6 – Biosseguridade: para minimizar os riscos de infecções dentro do aviário que afetem a produção.
- 7 – Controle sanitário e imunológico das aves com programas vacinais, de anticoccidiano e melhoradores de desempenho adequados aos desafios e características da região.
- 8 – Monitorar constantemente sua produção é fundamental. Pode ser realizada por meio de necropsias e análises laboratoriais.
- 9 – Consultar sempre um especialista para a eficiência da sua produção.
Fonte: OvoSite
Créditos da Imagem: OvoSite

Contato
Área Restrita


