27/11/2025 - Com Influenza Aviária avançando, Holanda pode recorrer à vacinação
Em menos de um mês a Holanda já perdeu mais de 1 milhão de aves para a Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
Desde outubro até o último final de semana o setor já contabilizava abates superiores a 800 mil cabeças. Nesta semana a presença do vírus foi confirmada em mais três granjas, ocasionando o sacrifício de 270 mil aves.
Há pelo menos seis meses o vírus permaneceu ausente da avicultura holandesa. Ressurgiu em outubro e desde então se espalhou por todo o país e agora está presente, inclusive, no Gelderse Vallei – coração do setor avícola holandês.
Com o aumento dessas ocorrências, a expectativa é a de que o preço dos ovos, já elevados no momento, aumentem ainda mais. Economistas e o próprio setor avícola alertam para a possibilidade de escassez nos supermercados de todo o país.
Pouco ou nada se anunciou a respeito. Mas desde março o governo holandês vem desenvolvendo teste com duas das vacinas contra a Influenza Aviária hoje disponíveis no mercado internacional. Previsto para durar dois anos, o teste está restrito a uma granja de poedeiras cuja produção é destinada exclusivamente ao mercado interno, “devido às inúmeras barreiras comerciais que ainda impedem a vacinação”
Tecendo comentários a respeito, Femke Wiersma, ocupante interina do Ministério da Agricultura holandês se queixa de que “o processo não é simples”, pois a vacinação em larga escala não pode ser implementada de imediato:
“Isso afetaria as exportações holandesas de ovos e de carne de frango, pois há países – como Japão e EUA – que não aceitam a vacinação.”
Fonte: AviSite
Créditos de Imagens: Banco de imagens ASGAV

Contato
Área Restrita


